a meeting place
with nature,
with spirituality and
with yourself
nossa
missão
Oca Yary was born through listening to the strength and spirit of the Earth on which we walk and live. We develop, between listening and action, a space to serve Mother Earth through regenerative work through ceremonial practices, with the aim of recovering the living ancestral memory that echoes from the voice of the people and traditional cultures of our land and world.
​
Blessed by fresh waters, we are on the banks of the TijuÃpe River, which offers us a paradisiacal waterfall, surrounded by the vibrant Atlantic Forest and neighboring the Conduru mountains.
Sabemos dos atuais desafios que estamos enfrentando como comunidade global, e nós, do Instituto Yary, acreditamos que o caminho seja cooperar e regenerar. Consideramos que a força da atuação em redes, podem garantir a sustentabilidade dos sistemas e comunidades.
​
Estamos comprometidos em semear um legado de sustentabilidade e cooperação, enfrentando os desafios globais atuais através da ação em redes que fortalecem sistemas e comunidades, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
“A ecologia profunda não separa seres humanos — ou qualquer outra coisa — do meio ambiente natural. Ela vê o mundo, não como uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados e são interdependentes. A ecologia profunda reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular na teia da vida.”
KEN WILBER
TEAM
SOMOS NATUREZA
Resgatar a percepção de que somos parte da Teia da vida e que assim estamos co-criando como parte da natureza, nos colocando à serviço da sua diversidade.
FUTURO ANCESTRAL
Valorização dos saberes ancestrais, que sustentam as raízes, resgatando a conexão com as tradições, valorizando as memórias e tudo o que veio antes nos trazendo a esse agora, como aprendizes, redesenhando o que estamos fazendo no mundo hoje para o futuro que sonhamos.
DIVERSIDADE
Valorizando a riqueza que existe nas diferenças conseguimos ampliar nossa visão de mundo, potencializar nossa capacidade de dar respostas e pensar soluções, aumentando a resiliência dos sistemas vivos.
COM-UNIDADE
Resgatando o valor do cuidado e empatia ao compreender a interdependência dos sistemas vivos e a necessidade de cooperação para que a vida aconteça. Valorizar a comunidade e as redes que se formam ao atuarmos em comunhão com a natureza.
BEM-VIVER
A busca pela manifestação de uma vida que manifeste beleza e equilíbrio - ao nos entendermos como sistemas vivos que buscam a auto-regulação e auto-organização.
PERCEPÇÃO SISTÊMICA
Para construirmos um futuro onde possamos exercer nosso potencial, é essencial adotarmos uma visão sistêmica e integrada da vida, reconhecendo-a como uma grande rede onde tudo está interligado. Cada ação gera repercussões que afetam outros aspectos, e nenhum movimento ocorre sem influenciar outros seres.