Por todas as nossas relações e pelas gerações futuras
nossa
missão
Atuar no mundo hoje buscando cooperar para a regeneração, co-criando as possibilidades de um futuro belo para as gerações que irão viver na Terra e com ela o legado que estamos semeando.
Sabemos dos atuais desafios que estamos enfrentando como comunidade global, e nós, do Instituto Yary, acreditamos que o caminho seja cooperar e regenerar. Consideramos que a força da atuação em redes, podem garantir a sustentabilidade dos sistemas e comunidades.
Estamos comprometidos em semear um legado de sustentabilidade e cooperação, enfrentando os desafios globais atuais através da ação em redes que fortalecem sistemas e comunidades, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
“A ecologia profunda não separa seres humanos — ou qualquer outra coisa — do meio ambiente natural. Ela vê o mundo, não como uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados e são interdependentes. A ecologia profunda reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular na teia da vida.”
KEN WILBER
valores
SOMOS NATUREZA
Resgatar a percepção de que somos parte da Teia da vida e que assim estamos co-criando como parte da natureza, nos colocando à serviço da sua diversidade.
FUTURO ANCESTRAL
Valorização dos saberes ancestrais, que sustentam as raízes, resgatando a conexão com as tradições, valorizando as memórias e tudo o que veio antes nos trazendo a esse agora, como aprendizes, redesenhando o que estamos fazendo no mundo hoje para o futuro que sonhamos.
DIVERSIDADE
Valorizando a riqueza que existe nas diferenças conseguimos ampliar nossa visão de mundo, potencializar nossa capacidade de dar respostas e pensar soluções, aumentando a resiliência dos sistemas vivos.
COM-UNIDADE
Resgatando o valor do cuidado e empatia ao compreender a interdependência dos sistemas vivos e a necessidade de cooperação para que a vida aconteça. Valorizar a comunidade e as redes que se formam ao atuarmos em comunhão com a natureza.
BEM-VIVER
A busca pela manifestação de uma vida que manifeste beleza e equilíbrio - ao nos entendermos como sistemas vivos que buscam a auto-regulação e auto-organização.
PERCEPÇÃO SISTÊMICA
Para construirmos um futuro onde possamos exercer nosso potencial, é essencial adotarmos uma visão sistêmica e integrada da vida, reconhecendo-a como uma grande rede onde tudo está interligado. Cada ação gera repercussões que afetam outros aspectos, e nenhum movimento ocorre sem influenciar outros seres.